Conheça a esposa de Neil Armstrong, Janet Shearon: sua vida antes e depois da morte

Janet Elizabeth Shearon ou Janet Shearon era a esposa da falecida figura histórica, Neil Armstrong. O casal esteve junto de meados dos anos 60 a meados dos anos 90. Juntos, como marido e mulher, eles sofreram bastante com desafios nunca antes ouvidos à perda de um ente querido.
Além disso, um dos aspectos – que muitas vezes é esquecido nas discussões sobre a vida de Armstrong é seu relacionamento com sua esposa, Janet. Ao falar sobre a conquista icônica do pouso na lua, pode-se pelo menos argumentar que Shearon foi um dos heróis desconhecidos.
Então leia sobre a mulher que se envolveu na história evolutiva do homem versus a ciência. Saiba o que ela teve que passar quando seu marido estava ocupado realizando a façanha então impossível. Obtenha uma versão sem cortes do outro lado da história da Apollo 11; o relacionamento de Armstrong e sua esposa, Janet, suas lutas internas, tragédia e assim por diante.
Janet Shearon nasceu em Illinois
Shearon nasceu em Wilmette, Illinois. Ela era a caçula de três filhas do Dr. Clarence Shearon e Louise Shearon. Janet se formou em New Trier High School. Ela então frequentou a Universidade de Purdue na Escola de Economia Doméstica e foi membro da irmandade Alpha Chi Omega.

A esposa de Neil recebeu muitos prêmios e homenagens em todo o mundo. As pessoas elogiaram sua coragem e dedicação durante o programa espacial americano da década de 1960.
Janet Shearon e seu marido, Neil Armstrong frequentaram a mesma universidade
Jan e Neil se casaram em 28 de janeiro de 1956. Eles se conheceram na Purdue University. Neil era um estudante de engenharia aeronáutica e Janet era formada em economia doméstica. A ex-Ms. Armstrong também foi campeã de nado sincronizado. E foi na piscina que Neil a viu pela primeira vez e se sentiu atraído por ela. Eles, no entanto, se conheceram em uma festa da irmandade.

Em uma entrevista, Janet revelou que ela e o marido se conheciam há três anos antes de ele a convidar para sair. Ela disse que o pai de seus filhos não era de se apressar em nada.
Após o casamento, eles se estabeleceram nas montanhas de San Gabriel, nos arredores de Lancaster, Califórnia. Eles tinham sua casa em Juniper Hills. Jan costumava contar como podia ver seu marido pilotando aeronaves experimentais na Base Aérea de Edwards à distância.
Janet depois de se tornar a esposa de Armstrong abandonaria a faculdade; uma decisão que ela mais tarde se arrependeu.
Ela perdeu a filha aos dois
O casal teve dois filhos Rick e Mark Armstrong , nora Wendy; e também 6 netos e 2 bisnetos. Ela era famosa entre seus netos como 'Cee Cee'.
Em 1962, a segunda filha e única filha de Neil e Shearon, Karen Anne “Muffie” Armstrong, perdeu a vida para um tumor cerebral aos 2 anos e 9 meses. A tragédia aconteceu no aniversário de casamento de Neil e Janet, que eles supostamente nunca mais comemoraram.

Filho mais velho do ex-casal, Rick estudou biologia e trabalhou como treinador de animais. Mais tarde, Rick acabaria trabalhando em uma empresa de software.
Seu filho mais novo, Mark, agora é engenheiro de software, trabalhando junto com seu irmão. Ele também é pai de três filhos. Certa vez, ele admitiu que tem um sonho que gostaria de realizar: quer ir à Lua, como seu pai.
Janet Shearon e Neil Armstrong vida após Apollo 11
Jan e Neil se mudaram para Houston, Texas, para o programa espacial da NASA. Após a missão bem-sucedida de Armstrong em 1969, o casal se mudou para Lebanon, Ohio.
A ex-mulher do astronauta afirmou que não era casada com 'um astronauta, mas sim com Neil Armstrong'. Shearon explicou que sabia do desejo do marido de ir à lua. Ela disse que seu marido indo para o outro corpo celestial não mudou sua vida.
Por que Janet Shearon e Neil Armstrong se divorciaram?
Armstrong e sua falecida esposa se divorciaram após 38 anos de casamento em 1994.
A biografia oficial de Neil intitulada Primeiro Homem: A Vida de Neil A. Armstrong afirma que o astronauta e sua esposa se separaram quando o primeiro ficou obcecado com sua missão lunar. O livro de James R. Hansen revelou que Armstrong ficou tão concentrado em sua missão que tinha menos tempo para sua família. Consequentemente, Janet teve que carregar sozinha o fardo de cuidar das crianças.
O telégrafo do Reino Unido relata que Neil entrou em depressão após seu divórcio, mas recuperou sua felicidade quando conheceu sua segunda esposa, Carol Held Knight.
Acordo de Divórcio; Janet recebeu milhões
Em 1994, Jan e o primeiro homem terminaram discretamente seu casamento de 38 anos. Eles solicitaram que o juiz lacrasse o registro temporariamente, querendo chamar a atenção mínima da imprensa.
Embora os registros de divórcio não revelassem o patrimônio líquido de Armstrong, a participação de Shearon na propriedade real e pessoal totalizou cerca de US$ 2,24 milhões. Além disso, ela recebeu imóveis de valor não especificado e pagamentos de pensão alimentícia de até US$ 6.000 por mês.
Ajustado pela inflação, o patrimônio líquido de Janet, que ela obteve especificamente do acordo de divórcio, equivale a quase US $ 5 milhões em dinheiro de hoje.
A vida de Janet Shearon após se divorciar de Neil Armstrong
Depois de se divorciar de Armstrong, Shearon tornou-se um residente de Utah, passando um tempo em Deer Valley, bem como em St. George. As pessoas próximas a Janet a descreveram como amigável. Ela costumava participar de reuniões não apenas para sua turma de formatura do ensino médio, mas também para a turma do jardim de infância.
Em 1964, Shearon se tornou a fundadora e treinadora da equipe de natação sincronizada El Lago Aquanauts e permaneceu como defensora e defensora ao longo de sua vida. Além disso, ela também foi membro fundadora do grupo KIT (Keep-In-Touch) de esposas de astronautas que permaneceram próximas até hoje.
A morte de Janet Shearon
Não se sabe quando Shearon foi diagnosticada com câncer de pulmão, ela perdeu a vida em 21 de junho de 2018, aos 84 anos, em West Chester, Ohio. Alegadamente, a ex-mulher de Armstrong teve uma longa batalha contra a doença.
Ela morreu alguns meses antes do filme” Primeiro homem ” foi lançado nos cinemas. O filme de Damien Chazelle de Chicote foi a adaptação da vida conjugal de Armstrong e Janet durante a missão Apollo 11.
Outros fatos sobre Janet Shearon:
- A atriz britânica Clare Foy a retratou no filme First Man 2018.
- Armstrong levou algumas de suas esposas, joias de Janet para a lua com ele.
- Janet Shearon nunca foi estranha aos voos que seu pai possuía e pilotava seu próprio avião.