Quem é Leonardo François? Tudo sobre o pai de Naomi Osaka

Leonardo François é o pai da ex-jogadora de tênis número 1 do mundo, Naomi Osaka. François é um treinador que ajudou sua filha Osaka a aprender tênis desde a infância.
Além disso, ele e seu parceiro japonês ajudaram a moldar a carreira de tênis de sua filha, Naomi Osaka, bem como sua vida fora das quadras, ajudando-a a vencer quatro vezes campeã de simples do Grand Slam.
François a criou para se destacar no tênis e seguir a trajetória de grandes nomes como Serena Williams ou até mesmo vencê-la de maneira icônica. Osaka tem um relacionamento super próximo com sua mãe, Tamaki Osaka , e seu pai, Leonard François.
Aqui está um artigo discutindo o homem por trás do primeiro jogador japonês a ganhar um título de Grand Slam de simples.
Leonard François é haitiano de nascimento
François nasceu em Jacmel, Haiti. Seu nome completo é Leonard Maxime François. Seus pais não falavam inglês. Elas eram de crioulo haitiano.

Pessoas próximas a François o descrevem como um homem taciturno e ele supostamente experimentou algum nível de beisebol durante seus primeiros anos.
Acredita-se que o pai de Osaka, Leonard Francois, que tem cerca de 1,80 m de altura, tenha mais de 40 anos. O pai do tetracampeão de simples do Grand Slam ainda deve falar em detalhes sobre seu nascimento e seus pais. Ele, no entanto, comemora seu aniversário em 1º de dezembro.
Leonardo François é casado com a esposa Tamaki
François é um homem casado. Ele é casado com sua esposa, Tamaki, residente em Nemuro, Hokkaido, Japão. François a conheceu quando estava visitando Hokkaido como estudante universitário da Universidade de Nova York.
Tamaki estava no ensino médio enquanto seu futuro marido estava na faculdade. Os dois namoraram em segredo por anos. Depois que sua família soube, eles não falaram com ela por cerca de uma década e meia. A família de Tamaki se reconectou com sua filha apenas em 2008.
François estava entre a primeira onda de estrangeiros que chegaram a Sapporo por volta de 1990.
A família de Tamaki era contra ela e o relacionamento de Leonard François
De acordo com os relatos, François teve muitos problemas para se casar com sua agora esposa Tamaki, simplesmente porque era negro. Na época, Leonard era um dos poucos homens negros em toda Hokkaido.
E enquanto isso, de acordo com Tamaki, seus pais já estavam no processo de casamento que levaria ao casamento arranjado.

Mas depois que sua herança soube que ela estava namorando um estrangeiro que também era negro, seu pai explodiu em indignação. Ele então a repreendeu por trazer desgraça à família. A cidade costeira de Nemuro ainda seguia o decreto de Tokugawa da década de 1630 – para manter um Japão racialmente puro.
François e sua esposa Mudou-se para Osaka e deu à luz Naomi e sua irmã
Após as consequências, o casal mudou-se para o sul, para Osaka. Lá eles melhoraram seu japonês e encontraram trabalho. Eles também se tornaram pais de Mari. 18 meses depois eles tiveram Naomi. Eles deram as boas-vindas a Naomi ainda em Osaka. Mari nasceu em 1996 e Naomi em 1997.
O casal, quando Naomi tinha 3 anos, mudou-se para Long Island para morar com a família de François.

Então, em 2006, Leonard, juntamente com sua esposa e filhos, mudou-se para a Flórida para dar às filhas melhores oportunidades de treinamento.
A filha mais velha, Mari, foi jogadora de tênis até março de 2021. Ao anunciar sua aposentadoria, a irmã de Naomi escreveu:
“Estou aposentado do tênis. Foi uma jornada que eu não gostei, mas sou grato por todas as memórias e apoio que ganhei e recebi ao longo dos anos do esporte.”
Mari deixou o tênis por causa de várias lesões que enfrentou ao longo de sua carreira.
Por que Leonard François não deu seu sobrenome para suas filhas?
François e sua esposa, Tamaki, deram às duas filhas o sobrenome desta última por razões práticas quando a família morava no Japão.
Era principalmente para se matricular em escolas e alugar apartamentos. Mas à medida que a filha de Leonard crescia nos Estados Unidos, seu nome se tornaria um lembrete constante da pátria que um dia representariam.
O que o levou a ensinar Tênis para suas filhas?
Leonard diz que foi inspirado pelo pai das irmãs Williams, Richard Williams, para ensinar tênis para suas próprias filhas. Ele tinha visto as meninas Williams competirem no Aberto da França de 1999. Tendo pouca experiência como jogador de tênis, ele procurou imitar como Richard treinou suas filhas para se tornarem duas das melhores jogadoras do mundo.
Em entrevista, François disse que “a planta já estava lá. Eu só tinha que segui-lo.”

Foi durante uma noite em 1999, quando suas filhas eram apenas crianças. Ele ouviu Venus e Serena Williams, então com 18 e 17 anos, se unindo para ganhar o título de duplas naquele ano.
Assim, ele começou a treinar Naomi e Mari, uma vez que se mudaram para os Estados Unidos. O primeiro tinha então três.
Depois de se mudar para Long Island, ele teve acesso a uma academia e tribunais públicos gratuitos e pôde iniciar seu plano de treinar suas filhas a sério. Com a ajuda de livros instrutivos e DVDs, ele fez as meninas baterem centenas, depois milhares, de bolas por dia.
Por que Leonard e sua esposa decidiram que Naomi jogaria pelo Japão?
Embora Osaka tenha crescido nos Estados Unidos, François e sua esposa decidiram que ela e suas irmãs representariam o Japão. Eles explicaram: “Tomamos a decisão de que Naomi representaria o Japão desde cedo. Ela nasceu em Osaka e foi criada em uma família de cultura japonesa e haitiana.”
O treinador e sua esposa explicaram que Naomi e sua irmã Mari sempre se sentiram japonesas e esse foi o único raciocínio deles. O casal haitiano-japonês acrescentou que a decisão nunca foi financeira e admitiu que não concordou com a oferta de nenhuma federação nacional.
Ele ajudou sua filha a se tornar a atleta feminina mais bem paga de todos os tempos
Em agosto de 2021, Forbes divulgou seu ranking anual dos tenistas mais bem pagos. E a filha de François, Naomi, se classificou entre as cinco tenistas mais bem pagas do mundo (homens e mulheres) ganhando mais dinheiro fora da quadra do que nela.

Osaka então-Não. A terceira classificada superou Serena Williams como a atleta feminina mais bem paga do mundo em 2020. Ela também tem - lida com marcas como Nike, Sweetgreen, Barbie e Nissan, entre muitas outras.
Os ganhos de Noami em 2020 foram de US$ 5,1 milhões na quadra e US$ 55 milhões fora dela. Ela estava logo atrás de Roger Federer, que faturou mais de US $ 90 milhões sozinho fora da quadra em 2021.
Vale a pena mencionar o fato de que Osaka é um dos atletas mais comercializáveis do mundo, tendo ficado em oitavo lugar entre todos os atletas em receita de patrocínio em 2020.
Ele ainda treina sua filha Naomi
Enquanto François ainda segue o treinamento de suas filhas e assiste quase todas as fotos, Naomi deixou claro que ele pode não ser mais seu mentor.
Em entrevista ela revelou:
“Ele está sempre lá, você sabe. Mas eu não acho que ele pode lidar com isso.”
Ela acrescentou que seu pai não gosta de assistir suas partidas e acha que isso o estressa. A estrela do tênis, agora com 24 anos, também disse que, embora seu pai leve o papel de treinador muito a sério, é uma coisa de longo prazo para ele.
Outros fatos
- Leonard François inicialmente prioriza sua primeira filha, Mari, já que Naomi mostrou pouca promessa no início. Ela costumava sentar-se em uma quadra lateral com sua mãe enquanto Leonard treinava Mari.
- Apesar de treiná-la, François mal vê Naomi jogando a partida e se limita a vislumbres no feed da televisão.